Conheça as logomarcas Fender 'Spaghetti' e 'Transition'.

16/06/2018

Vamos falar da história por trás das logomarcas mais conhecidas da Fender ao longo dos anos.

Ao comprar um instrumento Fender hoje em dia - particularmente as reedições dos instrumentos Fender mais antigos, você verá diferentes logotipos nos headstocks que foram usados em épocas distintas.

E quando você estiver pesquisando sua compra ou apenas lendo sobre a história da Fender, você encontrará diversos termos descrevendo os logotipos que apareceram nos headstocks de vários instrumentos Fender ao longo das décadas. Dois dos termos mais comuns são: "logotipo Spaghetti (espaguete)" e "logotipo Transition (de transição)". Qual é a diferença? Qual logotipo é de que época?

Dos dois, o logotipo Spaghetti (espaguete) veio primeiro. Este tipo foi usado durante toda a década de 1950 e é assim chamado por seu estilo fino e estilizado com curvas, e aparece em letras prateadas com um fino contorno preto. As guitarras Esquire, Broadcaster, Telecaster, Stratocaster e os baixos Precision Bass e Jazzmaster da década de 1950 até meados da década de 1960 usaram esse estilo de logotipo (além de vários outros instrumentos da Fender daquele período). Não foi chamado logo de espaguete na época; foram os colecionadores e entusiastas que o "batizaram" desta forma.

Com o fim da década de 1950, o publicitário e o designer gráfico Robert Perine, responsável pela famosa campanha publicitária "You won't part with yours either" (Você não vai se separar da sua também), projetou um novo logotipo para o catálogo da Fender de 1958 a 1959, depois de perceber que a Fender havia usado anteriormente mais de uma dúzia de logos e marcas registradas até então. Ele achava que seria mais adequado a empresa adotar um único design.

Com a contribuição do próprio Leo Fender, Perine aperfeiçoou um novo logotipo da Fender, mais ousado e mais grosso, e com letras douradas e um fino contorno preto. Foi uma marca registrada em 1960, e sua primeira aparição em um headstock veio naquele ano com a estreia do Jazz Bass. Cada novo modelo Fender lançado depois disso teria o novo logotipo, e em 1965 a maioria dos instrumentos e amplificadores da Fender usavam o novo logotipo.

O logotipo dourado e preto de Perine tornou-se mais conhecido entre colecionadores e entusiastas como o logotipo Transition (de transição) porque abrangia o período entre os logotipos Spaghetti da década de 1950 e o logo da Fender introduzido em 1967 durante a era CBS, que tinha letras pretas com um contorno dourado (além disso, quase todos os nomes de modelos apareceram nos headstocks em letras maiúsculas a partir de 1967).

 
Prefira sempre produtos originais e importados legalmente, pois eles são a garantia de sua satisfação.
Clique aqui e saiba onde encontrar um equipamento 100% legal.

Últimas Notícias:

15 guitarristas que fizeram e ainda fazem história com a Stratocaster!
23/06/2018

A história da Jimi Hendrix Monterey Stratocaster
18/06/2018

Conheça as logomarcas Fender 'Spaghetti' e 'Transition'.
16/06/2018

Ash x Alder: Qual a diferença?
08/06/2018

A GUITARRA TEM FUTURO?
16/05/2018

+ notícias